VIVÊNCIA
ARTE EM ESFEROGRÁFICA E AS ARAUCÁRIAS
COM BIRGITTE TÜMMLER

Datas suspensas devido ao coronavírus,
turma aguardando confirmação de nova data

Desde que criada, nos meados do século XX, a caneta esferográfica proporciona uma moderna versatilidade de técnica aos artistas, profissionais ou amadores, sendo bem considerada como meio de expressão comparada a outras técnicas tradicionais. Além da praticidade, disponibilidade e baixo custo, tornando-a um ícone entre seus usuários. Os resultados obtidos podem variar de uma arte extremamente precisa a trabalhos soltos e sketches. Venha conhecer mais desse mundo fascinante da esferográfica e viajar na criatividade que ela permite!

AS ARAUCÁRIAS: A araucária, símbolo maior das paisagens do sul do Brasil é o tema desta oficina. Ela, que abriga uma fauna bastante específica e é ameaçada de extinção, e por consequência todos os que dependem dela. Enquanto no passado as grandes florestas da espécie dominavam os planaltos e serras, hoje temos remanescentes como exemplares únicos, sobreviventes em áreas de proteção ambiental. O objetivo de trazer à pauta a Araucaria angustifolia é não somente sensibilizar para sua beleza, mas, principalmente, para sua importância no equilíbrio ambiental, já que dela dependem animais, plantas e geologia. Assim como reforçar as tradições culturais de séculos envolvendo a árvore e seu sagrado. Enquanto aprendemos e praticamos a pintura em esferográfica utilizando a araucária como modelo, vamos conhecer as diferentes variações de Araucárias conforme as regiões. Vamos conhecer também a fauna que as habitam. E uma série de outras informações e curiosidades a seu respeito, bem como ações que podemos efetivamente realizar para contribuir na proteção e ampliação do numero de seus indivíduos na paisagem.

CONTEÚDO

Público Alvo


Para todos aqueles que têm afinidade com desenho, e profissionais da área que gostariam de se aprofundar na técnica bem como para os apaixonados pela natureza.



Conteúdo


Conhecer de forma breve, a história e o caminhar da caneta esferográfica com foco artístico; os grandes artistas e suas técnicas; a versatilidade obtida


Observar as possibilidades de vários tipos de suporte para a esferográfica



Conteúdo


Conhecer de forma breve, a história e o caminhar da caneta esferográfica com foco artístico; os grandes artistas e suas técnicas; a versatilidade obtida


Observar as possibilidades de vários tipos de suporte para a esferográfica



Conteúdo – Técnicas


Reconhecer/habilitar as diversas texturas possíveis de se obter em esferográfica


Trabalhar nuances, dégradés e efeitos visuais em monocromia e policromia


Conteúdo – Técnicas


Trabalho de cores quentes/frias, contrastes de complementares com a paleta da esferográfica


Conteúdo – Técnicas


Trabalho de cores quentes/frias, contrastes de complementares com a paleta da esferográfica


Conteúdo – Técnicas


Uso das técnicas aprendidas para desenho de elementos da araucária: tronco, galhos, grimpa, frutos, entre outros


Trabalhar o tema como arte final

Exposição/ Vernissage


Os alunos irão organizar e montar uma exposição/ vernissage


Exposição/ Vernissage


Os alunos irão organizar e montar uma exposição/ vernissage


PROGRAMAÇÃO


O curso é dividido em aulas práticas e teóricas, com saídas de campo para observação das araucárias como modelos para os trabalhos e também para conhecer mais sobre a fauna e flora associadas. Teremos a participação de especialistas que irão compartilhar seus conhecimentos sobre as araucárias, conservação da natureza e fauna, com observação de aves nas saídas de campo e das diferentes características e curiosidades sobre as araucárias.

Nas aulas práticas serão realizados exercícios em meio à natureza, além da prática das técnicas e finalização dos trabalhos em estúdio.

O curso será realizado na Fazenda das Araucárias, em Piraquara-PR, local de fácil acesso, localizado a 30 minutos de Curitiba-PR. Endereço: BR 277, KM 61, ao lado do pedágio da Ecovia.

O curso tem início na sexta-feira (dia 22 de maio) às 19h30 e encerramento previsto para o domingo (dia 24 de maio), no final da tarde. Incluindo dois pernoites em suítes, todas as refeições e dois dias de atividades com orientação da artista Birgitte Tümmler e participação de especialistas em fauna, flora e conservação da natureza.

INSCRIÇÕES E LOCAL

A vivência de arte com esferográfica de Birgitte Tümmler será realizada na Fazenda das Araucárias, localizada a 30 minutos de Curitiba-PR, em Piraquara-PR. Endereço do local: BR 277, KM 61, ao lado do pedágio da Ecovia

Valor: R$1.120,00 (1° lote)

Consulte valores especiais para estudantes e grupos

O valor pode ser pago através de boleto bancário, depósito em conta ou cartão de crédito ou débito, através do Pagseguro, com opção de parcelamento em até 18x, sendo até 3x sem juros.

Estão incluídos no valor da inscrição: curso (aulas teóricas e práticas), todas as refeições e hospedagem por todo o período do curso (dois pernoites) na Fazenda das Araucárias. A atividade inclui certificado.

A PROFESSORA

BIRGITTE TÜMMLER


Artista visual conservacionista cuja técnica favorita é a esferográfica. Desde sua juventude, conectada com a natureza, atuou como espeleóloga no GEEP-Açungui explorando e cadastrando cavernas no Paraná. Também fez parte da equipe de arqueologia no Museu Paranaense nos anos 80. Trilhas, montanhas, fauna e flora, o meio ambiente é o cerne de sua arte. Participou de diversos projetos artísticos do grupo ABUN (Artists and Biologists United for Nature) do qual é atualmente membro administrador, entre eles: Abelhas Nativas (Jardins de Mel de Curitiba); Onças do Iguaçu (Foz do Iguaçu), Rolinha-do-planalto (Botumirim – MG), Mico-leão-da-cara-preta (Guaraqueçaba – PR), ararinha-azul (Bahia), sauim-de-coleira (Manaus-AM), morcego-de-ferradura (Romênia), Delacours Langur (Vietnam), calendário aves Sociedad Antioquena de Ornitologia (Colombia), aves para Zoo de Los Angeles (USA), entre outros. Efetuou palestras sobre Arte e Conservação da Natureza para UNU, UFPR, UTFPR e em exposições artísticas no Paraná e em Minas Gerais. Promoveu diversos workshops entre eles: no Avistar (maior feira de observadores de aves do Brasil) em São Paulo; em Gonçalves – MG; no Festival de Aves em Ilhabela-SP; e em varias localidades no Estado do Paraná. Com participação em algumas exposições no exterior ganhou o segundo lugar em desenho da natureza no FIIN – Festival Internacional de Imagem da Natureza em Portugal. Também atua como curadora e em especial na curadoria artística do Quintana Gastronomia em Curitiba.
Site: http://birgittetummler.blogspot.com.br
Facebook : Birgitte Tümmler – Kunst /Art /Arte


 

VAGAS LIMITADAS