

As atividades da Marakaiah são trabalhadas de forma lúdica, apresentando às crianças a vida selvagem e a natureza presente nos ambientes que elas frequentam diariamente. O objetivo neste momento é despertar o olhar da criança para a biodiversidade à sua volta, criando um elo de amizade entre a criança e os animais e plantas observados, para que futuramente a criança reconheça os diferentes elementos da natureza e se preocupe em preservá-los.
Começando perto de casa e na escola, as crianças se relacionam, exploram e entendem seu entorno imediato. A sensibilidade e o conhecimento necessários para essa conexão são a base para a introdução de sistemas maiores e questões mais amplas.
Elementos principais podem ser observados nas aulas e atividades:
- Momento teórico: Quando são apresentados diferentes conceitos, animais, plantas ou sistemas a serem trabalhados. A teoria será sempre trabalhada na forma de apresentação de imagens, associadas a contação de histórias e discussões, buscando sempre conexões com a realidade das crianças.
- Momento prático: As crianças terão sempre a oportunidade de aplicar ou se relacionar com o que aprenderam no primeiro momento. A prática, por sua vez, divide-se em:
- Atividades manuais: quando as crianças executam tarefas manuais, dentro ou fora da sala de aula, relacionadas ao tema, incluindo, entre outras atividades, colorir, desenhar, encaixar montar e plantar.
- Atividade de campo: quando as crianças realizam atividades fora da sala de aula, buscando e explorando em diferentes ambientes.
Diferentes conceitos e atividades serão trabalhados dentro dos seguintes temas principais: