Curso Estudos Técnicos com a Herpetofauna

8, 9 e 10 de abril: aulas teóricas / 12 e 13 de abril: aulas práticas

A herpetofauna, constituída pelos répteis e anfíbios, é um grupo faunístico de destaque nos estudos ambientais, sendo bastante notável em quase todas as comunidades terrestres. Devido à sua baixa mobilidade, especificidade de habitat, requerimentos fisiológicos e facilidade de estudo, anfíbios e répteis são considerados modelos ideais para estudar os efeitos da fragmentação e também um grupo de destaque para estudos em regiões sob pressão de empreendimentos impactantes. As características anatômicas e fisiológicas dos anfíbios tornam esses animais extremamente sensíveis a mudanças ambientais e, dessa forma, excelentes bioindicadores. A definição e execução de métodos de amostragens da herpetofauna serão abordados no presente curso, além do estado de conhecimento da herpetofauna brasileira, métodos de identificação e análise de anfíbios e répteis em campo e laboratório, utilização de dados ecológicos da herpetofauna para indicação de condições ambientais e métodos de estudos com anfíbios e répteis em projetos ambientais. Além disso, serão abordados os cuidados no manuseio de anfíbios e répteis e riscos e prevenção de acidentes.

Parte 1

Estado atual de conhecimento sobre a herpetofauna brasileira

Identificação de anfíbios e répteis

Ecologia de anfíbios, lagartos, serpentes, jacarés e tartarugas

Ofidismo

Primeiros socorros e prevenção de acidentes com répteis e anfíbios (Ministrado pela Médica do Centro de Controle de Envenenamentos do Paraná, Lenora Rodrigo)

Parte 2

Anfíbios e répteis como bioindicadores

Objetivos usuais dos estudos ambientais: diagnóstico e monitoramento, métricas; resgates de fauna

Protocolo mínimo (levantamento/ monitoramento): dados de base; dados de campo, riqueza e abundância ao longo do tempo e espaço.

Métodos de estudos de campo com répteis e anfíbios; busca ativa e visual (períodos diurno e noturno); armadilhas de interceptação e queda; covos ou armadilha de funil; transectos auditivos; técnicas de marcação

Parte 3

Contenção e captura

Equipamentos de manuseio

Soltura, afugentamento e relocação; resgate e destinação

Preparação e preservação de material científico

Práticas em Campo

Definição e realização das amostragens

Procura visual limitada por tempo

Registros auditivos em sítios de reprodução de anfíbios

Busca ativa

Análise do uso do hábitat pelas espécies

Captura e manejo

programação

O módulo prático do curso será realizado na Fazenda das Araucárias, em Piraquara-PR. Local de fácil acesso, localizado a 30 minutos de Curitiba-PR. A entrada para a fazenda fica na BR 277, KM 61, ao lado do pedágio da Ecovia.

O módulo prático tem início às 19:00 da sexta-feira, com o encontro do grupo na Fazenda das Araucárias, em Piraquara-PR. Neste dia haverá aulas práticas durante a noite e será oferecido jantar aos alunos.

No sábado, os alunos terão aulas práticas durante todo o dia e a noite, na área da Fazenda das Araucárias. Neste dia será servido café da manhã, almoço e café da tarde aos alunos.

O módulo teórico do curso é on-line e será realizado através de plataforma digital permitindo a interação dos alunos e dos professores, iniciando sempre às 19h, em um total de 03 encontros on-line.

O curso tem carga horária total de 23 horas e inclui certificado.

os professores

Julio Cesar de Moura Leite

Julio Cesar de Moura Leite é biólogo, com Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal do Paraná. Trabalha com répteis desde 1983. Sua experiência abrange atividades docentes e de pesquisa junto à Pontifícia Universidade Católica do Paraná (professor de Zoologia de Vertebrados e Biogeografia) e Museu de História Natural Capão da Imbuia (como curador da coleção herpetológica), bem como trabalhos na área de consultoria ambiental. Em seu currículo constam trabalhos nas áreas de sistemática, taxonomia e história natural de serpentes. É membro do Conselho Estadual de Proteção à Fauna (CONFAUNA) e participou da elaboração das listas estaduais de espécies ameaçadas de extinção.

Lenora Rodrigo

Lenora Rodrigo possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Foi médica do SIATE de Curitiba por dez anos e médica sanitarista da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná desde 1992. Atuou como emergencista no Serviço de Resgate da ECOVIA, Porto de Paranaguá e SAMU Litoral, e também como médica voluntária no COSMO (Corpo de Socorro em Montanha). Foi médica plantonista do Centro de Controle de Envenenamentos do Paraná.

Valor da Inscrição: R$750,00 (VAGAS LIMITADAS)

Este valor pode ser pago através de Pix ou transferência bancária. Para pagamentos via PIX ou transferência, o valor pode ser parcelado sem juros (valor total do curso a ser quitado antes do início do curso).

Para fazer a sua inscrição através de PIX ou transferência bancária, entre em contato através do Whatsapp da Marakaiah Escola de Natureza 41-99165-2428.

Para pagamento parcelado através do Pagseguro, com opções de parcelamento em até 12x com as taxas do Pagseguro, acesse o botão abaixo:

Para mais informações utilize o formulário abaixo: